segunda-feira, 13 de maio de 2013

Livro: Os persas - Ésquilo

Nome do autor: Ésquilo

Título completo: Os persas

[caption id="" align="alignright" width="241"] “Aqui jaz Ésquilo, sob o solo fértil de Gela, hóspede da terra ateniense, a qual amou acima de todas as coisas. A valentia deste filho de Euforion pode ser narrada pelo persa de longos cabelos, que fugiu de Maratona”. Este é o epitáfio de Ésquilo, escrito pelo próprio guerreiro pouco antes de sua morte, em 456 a.C..[/caption]

Nome da editora: Livraria Almedina

Lugar: A cena passe em Susa

Data da publicação:

ColeçãoClássicos Gregos e Latinos

Números de páginas: 72 pag

Tradução: Maria José de Carvalho

Resumo:«Esta é a mãe de todas as guerras» é uma linguagem recente que traduz o estado de espírito dos guerreiros persas em Salamina, no ano de 480 a.C. Também aqui a sorte foi madrasta e valeu ao mar o ser incorruptível porque as suas ondas rolaram corpos incontáveis de heróis que pagaram caro um projecto acima da condição humana. A figura de Xerxes, no êxodo da peça, em suas vestes reais esfarrapadas, é mais do que um homem que falhou um sonho, porque é a imagem dum povo em que os deuses punem exemplarmente o pecado da hybris.

Análise crítica: Não sei a veracidade desse livro nem tão pouco a sua data de publicação. Quero primeiro dizer uma coisa, a tradução está horrível. Tem expressões que não dá para compreender de primeira vista. Sem conexão e muito menos concordância para tal. Agora o livro nos traz uma sensação de mentira na sua apresentação. A soberba pairava sobre o exercito e a capital da Pérsia  a idolatria "comia de 80" tanto na idolatração de reis como rainhas. Dentre essa idolatração destaco Dario o rei persa que morreu e o povo o invocou para os socorre da destruição eminente. O que me chamou atenção neste livro, é quando o povo invocou o espectro de Dario e ele disse: "Eu subo dos infernos e luto com o deuses inferiores para chegar até vocês, agora pois, me poupe e abrevia o teu discurso e deixa o vão respeito, explica-te." Quando li essa frase de Dario para o povo que estava angustiado, o que veio na minha mente é "chupa essa manga povo otário". De tudo isso, o que li nesse livro e o que ele passou pra mim foi uma péssima leitura e de idéias soberbas e com muitas "manotas".


[error]Não recomendo a leitura desse livro[/error]




 

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página