sábado, 4 de maio de 2013

É possível viver sem respirar?

Quase todos os seres viventes da terra precisam de respirar para sobreviver. Se imagine, sendo enforcado e seu ar impedido pela pressão das mãos daquele que te enforca, isso daria uma sensação ruim. Quando você caro leitor, leu o título dessa postagem, deve ter imaginado: que idiota esse tema! Claro que não dá pra viver sem respirar! Mas vou te mostrar aqui o quanto isso vai te informar.

Quando respiramos, utilizamos um grande conjunto de músculo, o corpo suga o ar para dentro, o levando até os pulmões. Em seguida os alvéolos entram em cena, fazendo uma importante troca de gases, onde eles liberam o gás carbônico e deixam para o corpo utilizar o oxigênio, que é necessário para o corpo gerar energia. Se isso não acontece, nosso corpo continua a produzir gás carbônico e como o cérebro é um grande consumidor de oxigênio, ele logo começa a ser afetado. Em poucos minutos as células dele podem começar a morrer, criando danos irreversíveis.



Então entendemos fisiologicamente que o oxigênio é de extrema importância para nós. Então é possível viver sem respirar? Se imagine novamente, você não podendo mais respirar e as células celebrais começarem a morrer e você ir a óbito? Qual é o teu recurso se não tivesse proteção Divina? Não se perturbe mais com isso. Pesquisadores de um hospital em Boston criaram micropartículas que nutrem as células com oxigênio sem que o corpo respire. E o mais interessante, é que tais partículas sustentam as células por meia hora. Quantas e quantas vidas poderiam sere salvas por este método?

[toggle title="O que é Micropartículas?" state="close" ]As micropartículas são soluções líquidas que contém bolsos minúsculos de oxigênio envoltos em uma camada única de lipídios (moléculas de gordura). A mistura ideal foi desenvolvida ao longo de anos, em que os pesquisadores testaram várias concentrações e tamanhos das micropartículas para otimizar a sua eficácia e torná-las seguras. O resultado foi animador.[/toggle]

Não só em hospitais, mas também nos mares. Este processo poderia vir a calhar, para os mergulhadores que fazem pesquisas marítimas sem carregar pesos onde quer que forem.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página